4 de set. de 2011


Módulo IV – Parte 1

INSTRUÇÕES: Leia o texto abaixo com atenção (parte 1). Faça anotações e pesquisas e depois tente resolver os testes de fixação (parte 2). As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail psilvaprof@gmail.com. Realize, na parte 3, a avaliação. Se necessário, repita todos os passos até atingir um bom aproveitamento.

Reações Orgânicas

Neste módulo teremos uma noção das reações químicas envolvendo compostos orgânicos. O objetivo não é o de aprofundar o assunto e sim dar visão geral dos tipos de reações orgânicas.
As reações orgânicas ocorrem com rompimento e quebra de ligações químicas. Estas reações podem ser classificadas como:

1.     Reações de substituição
2.    Reações de adição
3.    Reações de eliminação

1.     Reações de Substituição

As reações de substituição são aquelas nas quais um átomo ou grupo de átomos ligado a um átomo de carbono é substituído por um átomo ou um grupo de átomos diferentes.
Entre os compostos orgânicos que apresentam reações de substituição destacam-se os alcanos e o benzeno e seus derivados. Enquanto os alcanos sofrem reações de substituição por radicais livres, o benzeno e seus derivados sofrem substituição eletrofílica.

Exemplos:


2.    Reações de Adição

As reações de adição são aquelas em que duas moléculas se combinam formando uma única molécula. A adição ocorre onde há um centro insaturado na molécula, ou seja, onde há uma ligação dupla ou tripla entre os átomos.

Exemplos:


3.    Reações de Eliminação

Nas reações de eliminação são retirados dois átomos ou dois grupos de átomos sem que sejam substituídos por quaisquer outros átomos ou grupo de átomos. Nestas reações são formadas ligações duplas, triplas ou cadeias fechadas.

Exemplos:


próxima etapa: Resolva os exercícios da parte II para fixar os conteúdos aprendidos. Se necessário revise a parte teórica.
Elaboração: Prof. Paulo Silva